Quem somos

Farol, uma semente

O Farol Reportagem nasce pela iniciativa de um repórter com 20 anos de experiência, Lúcio Lambranho, e pretende ser a semente para formação de uma equipe comprometida com a informação de qualidade, relevante e de forte mobilização social. Para concretizar esse objetivo, os recursos recebidos por doações ou assinaturas serão usados para a formação e treinamento constante de uma equipe de repórteres e editores, especialistas em mídia digital e produção audiovisual, além de artistas gráficos e programadores e profissionais da área tecnológica.

Lúcio Lambranho é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou como repórter nos jornais O Estado, A Notícia, Diário Catarinense, Editora Empreendedor e na rádio CBN em Santa Catarina. Em Brasília entre 2004 e 2011 no Correio Braziliense e no Jornal do Brasil.

Recebeu menção honrosa, em 2008, no prêmio Vladimir Herzog por reportagens sobre trabalho escravo publicadas no site Congresso em Foco. Foi um dos repórteres responsáveis pela série a Farra das passagens aéreas, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009 (Troféu Tim Lopes), também publicada na mesma página. O material deu ao portal o prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa. Foi repórter especial do jornal Notícias do Dia em Florianópolis entre agosto de 2013 e maio de 2016. Neste espaço, revelou, ao lado de uma equipe de jornalistas, detalhes sobre investigações como Operação Fundo do Poço, Ave de Rapina e Falsa Impressão. Seu último trabalho foi a série digital Crimes no Cárcere em parceria com o repórter Fábio Bispo. Você também pode colaborar com esse projeto, saiba mais clicando aqui